segunda-feira, 9 de maio de 2011

O APRENDIZADO DO TRABALHO EM GRUPO

         
            O professor pode ensinar a turma a cooperar, escolher e decidir ao mesmo tempo em que dá conta dos conteúdos e das disciplinas.
            Na família, e na vida profissional e social, na coletividade, a concorrência e a competição geralmente são os pilares norteadores. É preciso saber se expressar, consultar, questionar, fazer planos, tomar decisões, estabelecer compromissos e partilhar tarefas, envolvendo aspectos éticos e estéticos. Na escola, o desenvolvimento de uma metodologia de atividades em grupo qualifica para estes desafios, quando eles não se chocam com os valores que a sociedade priorize.
            Ainda há quem priorize o papel do professor como só o de passar conhecimentos, sendo a aprendizagem ativa e interativa considerada um devaneio teórico ou ilusão de propostas pedagógicas, reduzindo o ensino aprendizagem à instrução individual em massa. Quando as classes não são coletivas de trabalho cooperativo, essa forma de trabalho em sala de aula, muitas vezes é a que o professor precisa adotar para conseguir atingir uma turma na coletividade, pois até então foram trabalhados na individualidade, assim a interação com os estudantes é muito dificultada.
            Essa forma de trabalho possui um resultado muito maior, quando possui o respaldo e acompanhamento da família, a escola abre espaço a essa participação e as famílias estão pré-dispostas a colaborar. Esse fato, no entanto, varia de realidade para realidade e de acordo com o contexto em que a escola está inserida, pois muitas famílias estão cada vez mais distantes das escolas, delegando a escola funções e atribuições que são da família.
            Quando o trabalho em grupo é reconhecido com sua devida importância, pela escola e pela família, se reconhece a importância dessa participação ativa e interativa. E para colocá-lo em prática, é preciso propor à classe, à escola e às famílias atividades coletivas mais estruturadas do que as aulas expositivas, pois todos devem estar motivados e conscientes do sentido delas.
            Cabe ao professor atuar com seus colegas e com a coordenação pedagógica, com a mesma dinâmica que pretende propor em sala de aula. Sendo também possível ter a disciplina a serviço da formação coletiva e não apenas o inverso, com o foco na aprendizagem e no desenvolvimento da turma, não somente no ensino de conteúdos, mas sim na sua formação moral e social, que estes sejam reflexos da postura do educador e da escola.
            Nem tudo deve ser feito de forma coletiva. Esses momentos devem ser articulados com coerência entre a coletividade e a autonomia, em que se desenvolvem  afinidade e confiança. Identificam-se potencialidades e aprende-se com os demais, sendo os mais beneficiados por essa construção, todos aqueles que se envolvem com interesse e boa vontade no desenvolvimento das atividades individuais e coletivas, Muitos alunos vem de contexto cultural limitado, não tendo outras oportunidades, a não ser as que a escola oferece, para sua emancipação.
            As boas escolas desenvolvem as práticas apropriadas a cada faixa etária, e o aprendizado do trabalho em grupo faz sentido desde Educação Infantil, até a Pós-Graduação, onde as atitudes valorizam a coletividade, a autonomia e a cooperação.
            Essas habilidades devem vir aliadas à versatilidade, independência, criatividade... E outras tantas mais, que o professor e a escola devem desenvolver de forma integrada. Pois essas, a sociedade exige que os educandos possuam no momento em que prestam concursos, vestibulares e entrevistas de emprego. Elas podem ser construídas dentro duma sala de aula, numa escola que trabalhe essa metodologia em todas as áreas e tendo como suporte a família, que não pode desenvolver e cultivar valores que entrem em conflito pelos cobrados e desenvolvidos na escola.
            O ponto de partida para o ensino-aprendizagem com sucesso é a pré-disposição, boa vontade e interesse. Quando o educador e a escola conseguem atingir esse foco, a autonomia e a coletividade são construídas, com uma metodologia adequada a cada realidade e fundamentadas no contexto em que estão inseridos.

3 comentários:

  1. Sabemos que o trablaho em grupo é de grande valia, pois é através da troca de informação que realmente se atinje os objetivos. Trabalho em grupo que podemos dizer trabalho em equipe é um exercício de comunicação, paciência

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que o ensino aprendizagem oocorre através do trabalho em grupo. Este é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. Pois através da pesquisa, dom questionamento, das trocas de conhecimento que o nosso alun o realmente vai construir o seu conhecimento.
    Prof continue postando no seu blog,
    Postar videos , slidshare de acorodo com os conteudos desenvolvidos em aula...

    ResponderExcluir
  3. Colega Margareth. Concordo com seu ponto de vista.

    ResponderExcluir